sábado, 1 de outubro de 2016

Galinha Ruiva feita com molde das mãos


Gente!
Olha que bacana essa ideia de trabalhar a historinha da GALINHA RUIVA.
  • Faça a contação de história com os alunos em circulo;
  • Faça predições, sobre o título, instigue os alunos a responderem as questões: Do que vc acha que o título está falando? Qual a cor  da galinha?, Onde vc acha que passará a história? etc.
  • Apresente aos alunos a galinha feita com molde das mãos;
  • Inicie a historinha para toda turma.


A GALINHA RUIVA

Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda.
Um dia ela percebeu que o milho estava maduro, pronto para ser colhido e virar um bom alimento.
A galinha ruiva teve a idéia de fazer um delicioso bolo de milho. Todos iam gostar!
Era muito trabalho: ela precisava de bastante milho para o bolo.
Quem podia ajudar a colher a espiga de milho no pé?
Quem podia ajudar a debulhar todo aquele milho?
Quem podia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o bolo?
Foi pensando nisso que a galinha ruiva encontrou seus amigos:
- Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer um delicioso bolo? - Eu é que não, disse o gato. Estou com muito sono.
- Eu é que não, disse o cachorro. Estou muito ocupado.
- Eu é que não, disse o porco. Acabei de almoçar.
- Eu é que não, disse a vaca. Está na hora de brincar lá fora.
Todo mundo disse não.
Então, a galinha ruiva foi preparar tudo sozinha: colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a farinha, preparou o bolo e colocou no forno.
Quando o bolo ficou pronto ...
Aquele cheirinho bom de bolo foi fazendo os amigos se chegarem. Todos ficaram com água na boca.
Então a galinha ruiva disse:
- Quem foi que me ajudou a colher o milho, preparar o milho, para fazer o bolo?
Todos ficaram bem quietinhos. ( Ninguém tinha ajudado.)
- Então quem vai comer o delicioso bolo de milho sou eu e meus pintinhos, apenas. Vocês podem continuar a descansar olhando.
E assim foi: a galinha e seus pintinhos aproveitaram a festa, e nenhum dos preguiçosos foi convidado.
Sugestões de atividades após a história: (perguntas de interpretação oral ou escrita)
  • Qual o Título do texto?
  • Quem eram os personagens?
  • Onde a história se passa?
  • Qual o assunto do texto?
  • Qual a parte que vc mais gostou?
  • Quais as características da galinha?
Para encerrar construa junto com os alunos a galinha ruiva (leve para a sala os materiais necessários com antecedência). 



Materiais necessários para confeccionar a galinha.
  • Papel dupla face (Marrom, laranja, vermelho e amarela);
  • Olhinhos prontos;
  • Papel colorido para detalhes do bico e pés.

0 comentários :

Postar um comentário